Balneário Camboriú é muito famosa pelas vida noturna e pelos maiores edifícios residenciais do Brasil, com alguns chegando a mais de 50 andares, mas o que poucos sabem é que é possível chegar a altitudes ainda maiores com apenas 2 horinhas de trilha. Para ter noção da vista do cume, esse pico era utilizado na segunda guerra mundial por conseguir tem uma ampla visão dos navios que chegam, desde Itajaí até partes de Florianópolis.
Conheça o Pico da Pedra

Camboriú possui 3 trilhas principais:
- Pico da Pedra
- Pico da Teta
- Morro do Careca
o Morro do Careca é rápida, apenas com o carro você já chega muito próximo do pico, tendo de andar aproximadamente 15 minutos apenas.
O Pico da Teta é o meio termo, é mais longa e desafiadora que o Morro do Careca mas é mais fácil que o Pico da Pedra. Tentei fazer ela um dia, mas a entrada estava fechada e deixei para uma próxima oportunidade. Assim que fizer essas trilhas, trago um relato para cá!
Bora conhecer o Pico da Pedra?
Fiz um vídeo com todo o caminho até o Cume, dá o Play:
Pico da Pedra – Resumida
Extensão: 2km (só ida)
Altitude: 620m (ascensão de 400 metros)
Dificuldade: Fácil-Moderada
Tempo: 1 hora (nível moderado de condicionamento físico)
A Trilha do Pico da Pedra é curta, com aproximadamente 2km de extensão, porém com boa elevação (400m), fazendo com que ela tenha bastante partes com subidas ingrimes e degraus. Não recomendo para pessoas totalmente sedentárias (um pouco sedentárias ainda vai) ou idosos, podendo ser bastante cansativo. Então antes de ir, faça alguns treinos de cardio na semana, como corrida e bicicleta, esses treinos podem fazer toda a diferença no meio da trilha, já que ela não da muita trégua, é muita subida.
Resumindo, entre 1h e 2h é possível chegar ao cume a depender do seu condicionamento físico, e ainda mais rápido para descer (já que o santo ajuda rs). Aproveite quando chegar ao topo, porque a vista é realmente de tirar o fôlego.
Como Chegar?
É possível ver a montanha e o pico de longe, logo da rodovia BR-101 (Gov. Mários Covas) enxergamos a pedra no cume da montanha que da nome á trilha.
É possível chegar por Itapema ou Camboriú, já que ela fica numa estrada que liga as duas cidades. Fica a 25 minutos do centro de Itapema e o mesmo tempo do centro de Balneário Camboriú, é só procurar no Google “Sítio Brilho Verde – Camboriú” que você já encontra o caminho, e o sítio é o local de estacionamento no início da trilha.
No mapa abaixo tem os dois caminhos, partindo do centro de cada cidade, até o ponto “B”, que é o Sítio Brilho Verde – Estacionamento e Início da Trilha.
Começamos a Trilha, o que esperar?
Logo que você estaciona o carro, ainda tem algumas casas (uma delas vende um caldo de cana maravilhoso, vale tomar um copo na volta e a senhora que vende é super simpática), alguns cachorros para te recepcionar e um último caminho até o início da trilha. Você terá que passar por uma cerca e por uma Pedreira, terá uma árvore indicando com algumas madeiras marcando o início da trilha de verdade (foto abaixo). Você vai passar por um último lugar que tem uma privada á céu aberto (não espero que precise, mas se precisar, tem rs) e a mata logo começa a se fechar.

Começo da Trilha: É em mata fechada e bem gostoso, com largura para uma pessoa só, essa parte dura uns 20/30 minutos e é na maior parte do tempo bem plana, com poucas elevações e subidas. De vez em quando aparecem alguns quadros em madeira com mensagens motivacionais deixados pelos moradores do bairro e região.
Meio e Final: depois de uns 20 minutos de trilha, começam as subidas. Desse ponto em diante poucos são os momentos de terreno plano. A mata se mantém fechada até o final e você terá que se desafiar para subir essa parte.
Dica: Nas subidas é legal manter um ritmo um pouco mais devagar e constante, para não cansar rápido e não fazer muitas pausas.
Nos últimos 100 metros antes do final, a mata se abre e tem um costão de pedra e areia para subir, é a parte mais difícil de toda trilha (mesmo assim não é muito difícil), e por estar bem no final, esse último desafio dá ainda mais orgulho de terminar a trilha! Essa parte é preciso fazer uma escalaminhada bem simples, faça ela devagar e se olhar para trás, já vai conseguir ter a linda vista de Balneário Camboriú ao fundo, com todo seu marzão azul. Ao passar por essa parte você chega ao Pico.
O Cume do Pico da Pedra
A vista logo quando você chega la em cima é fenomenal, conseguindo ver muito da costa litorânea de Santa Catarina, desde Itajaí até uma pequena parte da Ilha de Florianópolis, em dias mais aberto. Não cheguei a ir no nascer do sol, mas já vi relatos e fotos de pessoas que foram, e é simplesmente lindo, já que o Sol nasce no mar entre Itapema e Balneário e a vista contempla uma grande extensão de praias e mar.
O cume é pequeno, só tem uma tira de terra de uns 2 metros de largura para andar, e de comprimento não tem mais que 30 metros. Por isso, é muito fácil ficar cheia de gente, já vi diversos relatos e vídeos de lá bem cheio, então recomendo chegar no primeiro horário para se aproveitar a paz e a calma do lugar e conseguir tirar boas fotos.

No cume o destaque fica para a pedra que dá nome a trilha, com aproximadamente 7 metros de altura, e para quem tem mais coragem é possível subir ela com algumas cordas que foram presas no topo e vale a pena se desafiar nesse último momento:

Vale muito a pena fazer essa trilha, é a mais difícil da região e tem uma vista de tirar o fôlego. Faça alguns treinos de corrida ou bike na semana antes de subir e se prepare para um bom desafio, para te tirar da zona de conforto, te trazer mais contato consigo e com a natureza, além de boas fotos. Vá de meio de semana ou vá cedo no final de semana para evitar chegar lá e ter muita gente.
Se você já fez a trilha e quiser compartilhar o seu relato, ou ainda quer fazer e tem alguma dúvida, deixa nos comentários, vou ficar feliz em responder, Valeu!